Cruz Celta
Os celtas são um povo inicialmente pagão que viveu na saxônia, ou seja, na região do Reino Unido (Inglaterra, Escócia e Irlandas).
Alguns estudiosos, afirmam que o uso da cruz celta remonta ao equilíbrio da vida e a eternidade, com a junção dos quatro elementos essenciais: água, terra, fogo e ar.
Hoje, a Cruz Celta também é um dos símbolos mais usados por igrejas reformadas, e representa o nascimento, morte e ressurreição de Cristo. O círculo, que na simbologia pagã representava o sol, agora representa a circularidade da vida, a aliança eterna entre Deus e os homens através da Cruz.
Mateus. 26.28
“Pois isto é o meu sangue da aliança, derramado em benefício de muitos, para remissão de pecados”
As raízes dessa cruz remontam à eternidade passada. Antes mesmo do homem ter caído, quebrando a relação com Deus, Deus havia planejado o evento que iria efetuar a cura dessa relação para todos os que confiam nele.
Se as raízes dessa cruz podem alcançar a eternidade passada, os efeitos dessa cruz podem se estender à eternidade futura. A missão de Cristo ao morrer era oferecer a si mesmo como o sacrifício que iria satisfazer a justiça divina pelos crimes espirituais dos seres humanos. Através de sua morte, a vida com Deus que foi perdida no Éden seria restaurada para aqueles que confiam nele. Esta vida começaria em tempo real e iria durar para sempre, transformando até mesmo a morte física em ressurreição. Ele disse, em referência à sua morte iminente por crucificação, “Assim como Moisés. levantou a serpente no deserto, assim o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna” (João 3.14–15).
Sabemos que os celtas foram convertidos ao cristianismo pela mensagem redentora de Cristo levada por José de Arimateia, e também por escravos fugidos por volta do ano 77 d.C., sendo criada a Igreja Celta.
Ao usar a Cruz Celta, as igrejas afirmam as suas doutrinas e identidade, revelando a sua herança protestante. Como dito anteriormente, nessa perspectiva, a Cruz Celta representa a vida eterna no reino de Deus.
Veja na arte todas as simbologias atribuídas a ela.